Toxina Botulínica: Tire todas suas dúvidas!
Afinal, para que serve a Toxina Botulínica? Quem pode usar?
Essas e outras dúvidas são muito comuns sobre esse tratamento tão consagrado na Dermatologia. Atualmente é indicada não só para tratamento das linhas de expressão, mas também para sua Prevenção.
O que é e como funciona?
A toxina botulínica é uma substância que funciona paralisando, de forma controlada, a movimentação muscular no local aplicado, tendo inúmeras indicações, desde finalidade estética para prevenir e corrigir rugas de expressão, até tratamento de assimetrias faciais e sudorese excessiva (hiperidrose), auxilia no tratamento de “Bruxismo” e dores de cabeça, além de corrigir contrações musculares de pacientes com sequelas de derrame (AVC).
Para que serve?
As rugas de movimentação, causadas pela contração dos músculo do rosto, ficam mais marcadas conforme realizamos as expressões normais da face. A injeção do produto promove um relaxamento desta musculatura, levando a melhora importante das rugas. Sempre se procura preservar a naturalidade de expressão, evitando a face “botocada” ou “congelada”.
Não tenho rugas, será que preciso da toxina botulínica?
A principal função do botox é prevenção, pois conforme são realizadas as aplicações, antes mesmo das rugas ficarem marcadas, a musculatura se torna menos tensa, retardando o aparecimento das linhas de expressão fixas. Com o passar dos anos, a pele perde elasticidade e tem uma maior chance de formar rugas, mas se a musculatura já estiver sendo tratada, antes mesmo as marcas serem permanentes, as linhas serão menos evidentes. O tratamento pode ser iniciado por volta dos 25-30 anos de idade.
Quanto dura a aplicação?
O efeito tem inicio de 3-7 dias após aplicação, chegando ao efeito máximo em torno de 2-3 semanas, quando deve ser reavaliada a necessidade ou não de complementação de dose. Duração total de 3-6 meses, a depender de fatores de sensibilidade individual. É importante entender que, mesmo passado o efeito da toxina, há melhora da pele gradualmente, devido a paralisação da movimentação muscular.
Como é feito?
É aplicada com uma agulha, em pequenas quantidades e de forma precisa sobre o músculo previamente avaliado, em geral, a dor é mínima. Podem ser usado gelo e até creme anestésico, a depender da sensibilidade de cada um. Logo após a aplicação a região pode ficar levemente vermelha e inchada, melhorando após alguns minutos.
A quantidade de toxina botulínica e número de pontos depende de vários fatores, por isso não existe “Receita de Bolo” para sua aplicação. Dessa forma, cada pessoa deve ter sua avaliação individual e, após isso, é proposta a melhor opção de tratamento em cada caso.
Quais são os locais que podem ser tratados?
Pode ser usada para tratar os músculos da face (“do susto”, “da braveza”, os famosos “pés de galinha”), auxilia no tratamento “código de barras”, “Bulldogs”, rugas do pescoço e colo (Técnica de Nefertite). Além das indicações de tratamento para enxaqueca, sorriso gengival, bruxismo e hiperidrose (sudorese excessiva) nas axilas e mãos.
Quem pode fazer?
No geral, não há contraindicação para realização do procedimento, exceto em gestantes/lactantes, portadores de doenças neuromusculares ou hipersensibilidade ao produto. Indicado para todos os tipos de pele, podendo ser iniciado uso preventivo em jovens.
A Toxina Botulínica serve para todo tipo de ruga?
Nas peles mais jovens, que ainda não têm rugas profundas, o efeito do tratamento com toxina botulínica é mais duradouro. Isso não ocorre nas peles mais maduras, pois já apresentam rugas definidas, além de perda de elasticidade. Nesses casos são necessárias sessões mais frequentes (cada 4-6 meses) e tratamentos complementares, como: laser, preenchimentos, bioestimuladores e peelings.
Quais são os cuidados pós-aplicação?
Algumas recomendações após aplicação:
– Evitar ingestão de bebidas alcoólicas durante as primeiras 24h
– Evitar atividade física durante as primeiras 24h
– Evitar exposição solar
– Não massagear a área tradada
Quanto custa?
O custo da aplicação está diretamente ligado ao dólar, marca da toxina, força muscular e à quantidade necessária de medicamento para ser usado em cada caso. Hoje temos novas técnicas, expandindo o tratamento para queixo, lábio, mandíbula, pescoço e elevação da ponta nasal.
É fácil concluir, portanto, que preços muito baixos não trarão os bons resultados esperados!
Dra Cínthia Orasmo Dermatologista
CRM SP 134.438 / RQE 62.645