Caspa tem tratamento?

A Dermatite Seborréica, também conhecida como Caspa, é uma inflamação da pele que causa vermelhidão, descamação e coçeira, muito frequente, acometendo cerca de 20% da população mundial, com predileção pelos homens. É uma dermatite crônica, ou seja, tem períodos de melhora e piora, mas muitas vezes facilmente controlada com o tratamento adequado.

As lesões surgem principalmente nas áreas da pele com maior produção de oleosidade, como couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras (chamada Blefarite), mariz e sulco nasogeniano (“bigode chinês), área da barba, região peitoral, ouvido, atrás das orelhas e costas. As lesões do couro cabeludo podem ultrapassar os limites dos cabelos, tornando-se visíveis, como manchas elevadas, avermelhadas e descamativas, podendo ser uma das causas de queda de cabelo.

As causas da dermatite seborreica ainda não são conhecidas, mas sabe-se que há predileção pelas áreas de pele ricas em glândulas de sebo. Atualmente, a teoria mais aceita, é que as glândulas de sebo e a oleosidade produzida por elas, levam a um aumento na quantidade de fungos do gênero Malassezia. O fungo Malassezia faz parte dos germes normais da pele, sendo encontrado facilmente nas pessoas, mas a forma como o sistema imunológico (sistema de defesa) de cada pessoa lida com  sua presença é que causa inflamação e os demais sintomas da dermatite seborréica/caspa. Algumas pessoas são geneticamente predispostas a irritação pelo Malassezia, o que explica a ocorrência de dermatite seborreica somente em um pequeno percentual da população.

A dermatite seborreica é comum em três faixas de idade, nos recém-nascidos (até 12 meses de idade), na meia idade e em idosos. Nos recém-nascidos é conhecida como Crosta Láctea, que é uma condição benigna e temporária, na qual aparecem cascas grossas amareladas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança, também podendo acometer as pálpebras, orelhas, ao redor do nariz e na virilha (neste caso pode até ser confundida com Dermatite de Fraldas). Nos adultos as lesões são avermelhadas, descamativas e coçam bastante.

Não é  uma doença contagiosa! Não é preciso ter medo de tocar ou abraçar as pessoas com caspa, pois todos temos o fungo Malassezia na pele, mas nosso sistema imonológico convive pacificamente com ele. A dermatite seborreica é uma doença crônica, com períodos de exacerbação e costuma ter alguns fatores que desencadeiam e/ou pioram as lesões:

  • Tempo frio e seco
  • Banhos quentes
  • Fadiga ou estresse emocional
  • Bebidas alcoólicas
  • Ingestão de alimentos gordurosos
  • Tabagismo
  • Doença de Parkinson, Epilepsia, Psoríase, Rosácea, Acne e AIDS
  • Alguns medicamentos

O diagnóstico da dermatite seborreica é feito com a história que o paciente conta sobre a evolução das lesões e exame clinico feito pelo especialista. Para a grande maioria dos pacientes não são necessários exames laboratoriais ou testes de alergias, mas no caso de uma seborreia crônica, que não responde ao tratamento adequado, pode ser feita biópsia da pele e/ou outro teste laboratorial para eliminar a possibilidade de outras doenças.

A seborreia pode ser bem controlada ao ponto de não incomodar o paciente. Nos casos leves, somente caspa no couro cabeludo, podem ser tratados com shampoos anticaspa, sendo que a diferença entre os shampoos está nos diferentes ativos, dentre eles o sulfeto de selênio, ciclopirox, ácido salicílico, alcatrão, piritionato de zinco, cetoconazol e clotrimazol. Já se as lesões forem muito intensas é preciso acrescentar loções ou shampoos especiais com corticoides para um controle mais efetivo.

Para as lesões na face ou tronco, é indicado uso de cremes de corticoide, com ou sem antifúngicos dependendo do caso, ou imunomoduladores, como tacrolimus ou pimecrolimus.

O uso excessivo de produtos fortes, principalmente com corticoides, sem acompanhamento com o Dermatologista, pode causar inúmeros efeitos colaterais, inclusive até piora da dermatite. Sempre procure um Dermatologista credenciado à SBD e siga as orientações para ter um controle adequado da doença!

Dra Cínthia Orasmo Dermatologista

CRM SP 134.438 / RQE 62.645