cuidados com tatuagens

Tem uma Tattoo?

Então venha conferir as dicas para cuidados com tatuagens!

Hoje em dia, a Tattoo deixou de ser somente um adorno para se tornar uma forma de expressão e beleza. Está cada vez mais popular entre as pessoas de diversas faixas etárias. Podem ser desde aquareladas, multicoloridas, só pretas, representando ídolos, pessoas ou animais queridos, ou até mesmo frases, quem tem uma tattoo a carregará para o resto da vida, portanto é preciso ter cuidados especiais.

Antes de fazer uma tatuagem deve-se certificar se o estúdio/tatuador seguem todas as normas de higiene e utilize material esterilizado, pois a tatto não deixa de ser uma agressão à pele e pode ocorrer o risco de transmissão de doenças (principalmente Aids, hepatite C, infecções). Além disso a pele deve estar preparada antes de tatuar, bem hidratada e não se recomenda fazer a tatuagem com a pele bronzeada ou se tiver alguma ferida no local.

Existem alguns cuidados mais intensivos logo após o procedimento, pois a área tatuada fica mais sensível e sujeita a infecção. Nos primeiros dias deve-se lavar o local com água limpa e sabonete neutro, seguida da aplicação de hidratantes e cicatrizantes (principalmente aqueles à base de dexapantenol) e proteger com filme plástico nos primeiros dias.

A tatuagem, por colocar pigmentos na profundidade da pele, ainda pode sofrer complicações como infecções, desde impetigos (infecção superficial da pele), celulite (infecção profunda na pele), mas também contaminação com verrugas virais e até bactérias incomuns, como Micobacterioses. Caso a cicatrização da tatuagem esteja diferente do esperado, procure atendimento médico especializado para evitar complicações.

Outro cuidado importante é com exposição ao sol, devendo ser evitada ao máximo até cicatrização completa e, quando as áreas tatuadas forem expostas, deve-se abusar dos protetores solares, com mínimo de FPS 30, reaplicando diversas vezes ao dia. A tatto exposta ao sol tende a ficar mais desbotada, perdendo a beleza original do desenho, pois os raios solares exercem uma função semelhante à dos lasers de remoção de tatuagem, a grande diferença é que nos lasers o raio é concentrado em um único ponto, assim o processo de remoção é mais rápido.

Algumas reações podem ser agravadas pelo sol, especialmente nas tatuagens amarelas, pois estas contêm cádmio, que aumenta o risco de reações de hipersensibilidade (conhecida como alergia) quando expostas ao sol, havendo vermelhidão e inchaço ao redor da tatuagem. Por vezes, pequenas quantidades de cádmio são adicionadas ao pigmento vermelho para torná-lo mais brilhante, logo essas reações também podem ocorrer em tatuagens com essa tonalidade. Portanto, evite exposição solar intensa, use muito protetor solar para garantir a qualidade do desenho da sua tattoo e prevenir possíveis alergias.

Há também as complicações mais tardias (depois de meses ou anos) com as tatuagens, como as reações “tipo corpo estranho”, quando as células da pele passam a não reconhecer mais os pigmentos da tatuagem, tentando eliminá-los. São comuns surgimento de algumas “bolinhas” avermelhadas sobre a tattoo.

A tatuagem não saiu como desejou ou somente bateu aquele arrependimento? Primeiramente procure seu Dermatologista para um aconselhamento, pois apenas cobrir com uma nova tatuagem pode parecer a solução mais fácil e rápida, mas pode aumentar ainda mais o problema e dificultar uma futura remoção com laser.

remoção de tatuagem

O laser é o método mais executado no mundo para remoção de tatuagens indesejadas, mas os resultados são variáveis dependendo de fatores individuais, tais como cores usadas, região do corpo tatuada, tempo que a tatuagem foi feita e reação da pele ao laser.

A cor preta é a que tem melhor resultado com laser, por vezes sendo totalmente removida, já os pigmentos coloridos podem não sair completamente. O tratamento costuma sair de 10-20 vezes o valor da tatuagem, sem dizer que costuma ser demorado, necessitando de um número grande de sessões (em torno de 6 a 15 sessões), com intervalo de 30-90 dias.

O laser utilizado para essa finalidade são os Q-switched, que atuam quebrando os pigmentos na pele em pequenos fragmentos, os quais serão eliminados pelo sistema de defesa do organismo, assim a tatuagem vai clareando à medida que as sessões são realizadas.

É um tratamento que pode trazer algumas consequências indesejadas, como queimaduras e cicatrizes, quando realizado de forma incorreta, por isso procure um médico dermatologista que atue com esse tipo de tecnologia.

Existem outras maneiras para remover a tatuagem, como dermoabrasão e até cirurgia, mas cada caso deve ser analisado com suas particularidades e decidido qual melhor tratamento.

Procure sempre um Dermatologista credenciado à SBD!

Dra Cínthia Orasmo Dermatologista

CRM SP 134.438 / RQE 62.645