Você sabe o que é a Síndrome das Unhas Frágeis?
Unhas fracas e quebradiças, conhecida como Síndrome das Unhas Frágeis, é uma queixa muito comum, chega a atingir até 27% das mulheres (em alguns estudos pode chegar a atingir 60% das mulheres). É um problema cosmético importante, que interfere no dia-a-dia e na autoestima das pessoas afetadas.
Causas
Geralmente essa condição ocorre devido a traumas constantes nas unhas, como, por exemplo:
- Manipulação frequente de água e/ou produtos químicos (como produtos limpeza, solventes, cosméticos, removedores de esmaltes);
- Tocar instrumentos musicais (violino ou teclado) ou mesmo digitação;
- “Roer” unhas
- Hiper/hipotireoidismo, diabetes, anorexia/bulimia, anemia e deficiências na circulação ou fenômeno de Raynaud;
- Gravidez;
Essas condições devem ser investigadas em alguns casos de Síndrome das Unhas Frágeis, por isso a importância do acompanhamento médico dermatológico de qualidade.
Sintomas
Se as suas unhas se quebram facilmente, “descascam” ou “lascam”, não crescem ou possuem “traços” (estriações), procure seu Dermatologista para que o diagnóstico adequado seja feito.
Muitos desses sintomas também podem estar associados a outras condições dermatológicas, como psoríase, líquen plano, dermatites ou micoses.
Tratamento
Após uma avaliação criteriosa e completa de cada caso, que inclui um interrogatório sobre os hábitos dos pacientes (traumas ou desidratação excessiva), exame físico das unhas e avaliação Dermatoscópica, podem ser solicitados alguns exames para pesquisa de anemias, alterações da tireóide e uma variedade de outras doenças, citadas acima, que podem ocasionar o quadro.
As opções de tratamento vão depender das possíveis causas das Unhas Frágeis, no geral, podem ser:
- Suplementação de Biotina;
- Evitar desidratação, trauma excessivo nas unhas e contato com substâncias irritativas;
- Para aqueles que trabalham em ambiente úmido o uso de Luvas é essencial;
- Aplicar emolientes/hidratantes nas mãos e unhas;
- Manter as unhas curtas;
O uso de esmaltes fortalecedores das unhas deve ser evitado, principalmente aqueles com formaldeído. O próprio formaldeído pode piorar as unhas frágeis, induzir sangramentos nas unhas, deixa-las de cor azulada e além disso, pode ser um agente importante na causa de Dermatite de Contato por Esmaltes. Por esta razão, os produtos contendo essa substância foram retirados do mercado dos EUA.
Isso vem acontecendo com você? Já fez diversos tratamentos e não atingiu a melhora esperada? Agende a sua consulta agora mesmo!
Dra Cínthia Orasmo Dermatologista
CRM SP 134.438 / RQE 62.645