O que são Acrocórdons ou Fibromas Moles?
Recentemente foram levantadas algumas dúvidas na mídia sobre os Acrocórdons, também conhecidos como Fibromas Moles ou Pólipos Fibroepiteliais. Mas afinal, o que são? Devo ou não me preocupar? Como fazer para me livrar dessas “verrugas”?
Os acrocórdons não são verrugas, nem pintas (nevos), como a maioria das pessoas acham. Na verdade, essas “bolinhas” são tumores benignos da pele, ou seja, são proliferações de células da pele, benignas, que crescem e formam os acrocórdons. Se você tem algum acrocórdon, não se preocupe, essas “pelinhas” não são (e não viram) câncer, mas podem trazer incomodo estético.
São comuns aparecerem nas dobras do corpo, como pescoço, axilas, embaixo das mamas, virilhas, podem surgir também nas pálpebras e próximo aos olhos. No geral são da cor da pele, mas podem ser avermelhadas ou até marrons/pretas, podem ou não ser pedunculadas.
Os acrocórdons são muito comuns na população e podem começar a surgir a partir dos 40 anos, tanto em homens como em mulheres. O fator genético/familiar é importante para seu aparecimento.
Durante a gestação, devido aos hormônios da gravidez, os acrocórdons podem surgir e algumas vezes regridem espontaneamente após o parto. Veja mais em: https://suadermatologista.com.br/gravida-gestante-cuidados-pele/
A Obesidade, Sobrepeso e Resistencia à insulina/Diabetes são fatores que aumentam muito o surgimento dos acrocórdons. Veja mais em: https://suadermatologista.com.br/obesidade-pele/
Como os acrocórdons não oferecem risco à saúde, não necessariamente precisam ser retirados, a não ser que causem incomodo estético, ou coceira ou causem feridas por traumas locais (depilação, trauma com as roupas ou jóias/bijouterias).
O método mais utilizado para retirada dos acrocórdons é o “Shave”, no qual, após anestesia local (injeção ou pomada anestésica, dependendo do seu tamanho) é feita a retirada com lâmina ou tesoura delicada, seguida de cauterização para estancar o sangramento. Também podem ser retirados com Bisturi Elétrico ou com Crioterapia (nitrogênio líquido).
Se você decidir pela retirada dos acrocórdons deve procurar um médico Dermatologista e conversar a respeito dos diferentes tratamentos e optar pelo melhor procedimento para seu caso.
Não se arrisque! Vale lembrar que receitas caseiras (óleos, uso de linhas, plantas, medicações para tratar verrugas e o famoso Points) nunca devem ser usados! O risco de ficar uma cicatriz inestética, ter infecção na pele são muito maiores, sem falar no risco de tratar uma lesão de pele sem saber realmente se é um acrocórdon, uma verruga, uma pinta ou até mesmo um câncer de pele, colocando sua vida em perigo!
Siga-nos, compartilhe, dissemine as informações! Sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas!
Dra Cínthia Orasmo Dermatologista
CRM SP 134.438 / RQE 62.645