Como funciona a Toxina Botulínica?
A Toxina Botulínica do tipo A é usada na Cosmiatria há quase 50 anos, mas ainda é um assunto que causa muitas dúvidas. Atualmente, com a disseminação da informação pelas redes sociais, esclarecer algumas dessas dúvidas fica mais fácil.
Você também pode contribuir! Compartilhe os conteúdos que foram úteis para você, ajudando outras pessoas a terem acesso a informação de qualidade!
O uso de Toxina Botulínica para tratamentos estéticos é o procedimento mais realizado no Mundo. Mas, de onde vem? Como funciona??
A Toxina Botulínica do tipo A é produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que é então purificada (higienizada) em laboratório para poder ser utilizada em nós.
A Toxina Botulínica é um produto que bloqueia, temporariamente, a ação dos nervos nos músculos, o que significa que causa paralisia desse músculo onde foi injetada. O músculo volta a se movimentar quando a ação da toxina passa. No caso do uso da toxina botulínica para tratar sudorese excessiva (hiperidrose), a toxina age diminuindo a produção de suor ao paralisar a ação dos músculos das glândulas de suor.
Quando você faz aplicação de Toxina Botulínica não nota seu efeito na hora, demoram alguns dias para perceber a paralisação dos músculos tratados (cerca de 2-5 dias), podendo manter seu efeito por até 5-6 meses.
A aplicação da Toxina é um procedimento feito em consultório, após minuciosa avaliação do padrão facial e músculos a serem tratados. Por isso, as “receitas de bolo” para aplicação de Toxina não dão certo para todos!
São usadas agulhas finas e delicadas para aplicação da Toxina nos músculos previamente marcados, um procedimento praticamente indolor. Podem ser usadas pomadas anestésicas, vibração e/ou gelo para diminuir a chance de incomodo durante aplicação.
Os Tratamentos feitos com Toxina Botulínica são:
- Linhas/rugas do rosto
- Linhas/rugas do pescoço
- Paralisia Facial
- Sudorese excessiva nas axilas e mãos
- Sorriso Gengival
- Bruxismo
- Enxaqueca
- Sequelas de AVC ou Paralisia Cerebral (no caso de contraturas musculares)
- Algumas Síndromes Dolorosas Crônicas
Os tratamentos preconizados na Cosmiatria com Toxina, para linhas/rugas de expressão, são demonstrados abaixo de forma ilustrativa:
Existem algumas contraindicações para uso da Toxina Botulínica, são elas: pessoas com hipersensibilidade (“alergia”) ao produto, portadores de doenças neuromusculares (como Miastenia Gravis), gestantes/lactantes.
Não arisque sua saúde, não arrisque sua pele! A Toxina Botulínica só deve ser aplicada por médicos especialistas que tenham recebido orientação e treinamento adequados para seu uso, portanto, se deseja tratamento estético procure sempre um Dermatologista da SBD!
Dra Cínthia Orasmo Dermatologista
CRM SP 134.438 / RQE 62.645