Por que é tão difícil tratar o Melasma?

Existem muitos fatores que influenciam para o surgimento e piora do Melasma, você sabe quais são?

Nesse artigo você encontrará as respostas para suas dúvidas sobre o tratamento dessa mancha que incomodam e causam muita tristeza em quem as possui.

Essas manchas são acastanhadas, irregulares e surgem principalmente no rosto e são mais comuns em mulheres.

Quem sofre com Melasma está sempre buscando novos tratamentos e com eles, novas esperanças de ter um rosto sem manchas. Para saber quais tratamentos são mais adequados para seu quadro, você precisa entender quais são os fatores que desencadeiam e pioram essas manchas, são eles:

  • Fator familiar (genético): ou seja, se alguém da sua família tem, as chances de você ter Melasma são maiores.
  • Fatores hormonais: desde alterações na tireoide, Ovário Policístico, gravidez, uso de anticoncepcionais.
  • Fatores ambientais: luz solar, luz visível (lâmpadas e telas de computador/celulares) e raio infravermelho (calor) também atuam na piora das manchas.

Os tratamentos para Melasma incluem muito Protetor solar, cremes clareadores, Microagulhamento (IPCA), Peelings químicos e alguns tipos de laser.  Atualmente os lasers Q-Switched são os lasers indicados para o tratamento dessas manchas por ser um laser muito rápido, sem dar tempo para esquentar a pele.

O que deve ter em mente é que, independente do tratamento do seu Melasma, procure sempre sua Dermatologista! Tratamentos intempestivos, que gerem calor ou causem muita irritação na pele, podem piorar ainda mais as manchas!

Inscreva-se no meu Canal do Youtube Dermatologia Descomplicada e assista o vídeo completo!

Dra Cínthia Orasmo Dermatologista

CRM SP 134.438 / RQE 62.645