Cremes Noturnos funcionam?
“Minha pele é muito sensível, não consigo usar cremes noturnos com ácidos”
Essa frase é mais comum do que imaginamos, mas por que isso ocorre? Será que você usou o produto certo para sua pele e de forma adequada??
A maioria das pessoas que atendo já falaram essa frase, em algum momento, antes do início da consulta. No final, consigo mostrar que não é bem assim!
Existem as pessoas com pele mais sensível, com Rosácea, por exemplo. Mas, mesmo nesses casos não se contraindica uso de ácidos. A não ser que a pele esteja com alguma irritação recente ou rosácea ativa. Nesses casos, antes de iniciar os produtos com ácidos, devemos tratar a sensibilidade da pele.
Os cremes noturnos com ácidos devem ser específicos para cada tipo de pele e situação que você apresenta. Inclusive, ajudam a melhorar a qualidade da pele, textura, luminosidade, poros, firmeza (estimulo de colágeno), tratar acne e manchas/melasma.
Então, por que abrir mão dos benefícios que esses poderosos aliados podem nos dar? Eles ajudam a prevenir ou mesmo, corrigir parcialmente, a ação do tempo na pele.
Podemos usar diversos tipos de ácidos (retinóico e seus derivados, glicólico, ascórbico – Vitamina C, etc), com diferentes potências, para atingirmos nosso objetivo. Dependendo da resposta de cada um aos tratamentos, durante as consultas de acompanhamento, podemos adequar os produtos, formulados ou não.
As preparações noturnas contam com uma maior quantidade de ativos, além disso, tem a vantagem de agir no melhor momento da renovação das células da pele. No geral, esses produtos não podem ser usados durante o dia, mesmo com protetor solar, pois além do maior risco de irritação na pele, muitos são inativados com a luz.
Você pode incluir na sua rotina o uso dos cremes noturnos. Não existe uma idade ideal para iniciar, mas o quanto antes começar, melhores serão seus resultados a longo prazo.
Os dermocosméticos noturnos retardam os sinais do envelhecimento até certo ponto. Em algum momento serão necessários acrescentar os procedimentos como:
- Toxina botulínica (melhor opção para tratar linhas de expressão);
- Preenchimentos (para corrigir sulcos, rugas e áreas de diminuição de volume);
- Laser ou Luz Intensa Pulsada (bastante eficazes para clareamento de manchas, vasos, melhora de poros e estímulo de colágeno);
- Bioestimuladores de colágeno injetáveis;
- Radiofrequência (tratamento e prevenção da flacidez).
O ideal é associar o uso de bons cremes noturnos com procedimentos adequados para seu caso, sempre recomendados por um Dermatologista!
Dra Cínthia Orasmo Dermatologista
CRM SP 134.438 / RQE 62.645