Como Cuidar da Pele durante Inverno
Durante o período do inverno, ou épocas de frio, as baixas temperaturas e baixa umidade do ar faz com que a pele se resseque. Associado ao frio, a pouca umidade, os banhos se tornam mais quentes e prolongados, o que provoca a remoção mais intensa da oleosidade natural da pele, diminuindo a barreira de defesa.
O clima frio e seco deixa a pele ressecada, com aspecto esbranquiçado, descamativo, além de poder causar coceira e irritação. A pele pode perder seu brilho natural, deixando de ter aspecto saudável. Não só a pele do rosto sofre com essas alterações, mas a do corpo também. Para evitar esses sintomas é preciso seguir uma rotina de hidratação intensa da pele, muitas vezes com hidratantes mais potentes do que os habituais, além de diminuir o tempo e a temperatura nos banhos. Outras medidas devem ser tomadas para auxiliar a manter a boa saúde da pele.
Primeiro vem a alimentação. No inverno temos uma tendência a uma alimentação mais desregrada e isso contribui para uma piora da qualidade da pele. O ideal é aumentar a ingestão de legumes, frutas e hortaliças, pois são ricos em vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em Vitamina C, como morango, laranja, mexerica, etc e vegetais (ex: brócolis, repolho, cenoura, etc) são bons alimentos para o inverno (e qualquer estação). A soja é outro alimento que pode ser acrescentado para uma dieta saudável, uma vez que é rica em Isoflavonas, levando a melhor elasticidade e hidratação da pele. As oleanoginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc) são ricas em Vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita. Outro ponto importante é a diminuição da ingestão de Líquidos, um erro brutal. Manter a ingestão de água, chás e suco de frutas ajuda a manter a hidratação não só da pele, como de todo o organismo (Saiba mais em: https://suadermatologista.com.br/nutricao-pele/).
O inverno é uma boa época para realizar tratamentos dermatológicos que exigem que o paciente fique menos exposto ao sol, tais como peelings químicos, lasers, etc. Esses procedimentos podem ser realizados em qualquer época do ano desde que o paciente siga à risca as orientações dadas por seu dermatologista, como proteção solar intensiva e evitar o sol quando em recuperação.
Durante o tempo frio algumas doenças de pele podem ter seus sintomas piorados ou até desencadeados, portanto é preciso redobrar a atenção nos tratamentos, dentre elas a Dermatite Seborréica (saiba mais clicando: https://suadermatologista.com.br/caspa/) que é uma inflamação que ocorre nas áreas de oleosidade na pele, causando manchas avermelhadas, descamação e coceira.
A Dermatite Atópica tende a ter uma piora expressiva durante os meses frios, sendo o principal sintoma a coceira, seguida de feridas avermelhadas e sangrantes. Nos adultos acomete mais as regiões de dobras (cotovelos, atrás dos joelhos, pescoço), face e, algumas vezes, podendo espalhar pelo corpo todo. Já na infância as lesões se concentram na face (“bochechas”) e pescoço. Nos casos leves, um bom hidratante a as medidas comportamentais (banho rápido, morno, uma vez ao dia) já são suficientes para um controle adequado.
A Psoríase também pode ter uma piora no inverno (saiba mais clicando: https://suadermatologista.com.br/psoriase/), acomete homens e mulheres na faixa dos 20 a 40 anos com placas avermelhadas e descamativas nos cotovelos e joelhos, região lombar. Por último, mas não menos importante, a Ictiose Vulgar, também tem uma piora nos meses frios. A ictiose surge logo após o nascimento, geralmente no primeiro ano de vida, com ressecamento da pele, descamação fina ou até intensa (forma cascas de aspecto geométrico), principalmente nos braços e pernas, mas pode afetar face e couro cabeludo. Tende a ter regressão dos sintomas com o passar dos anos.
Com algumas Dicas você pode cuidar da sua pele de forma simples, garantido uma boa saúde:
- Aumentar a ingestão de líquidos, no mínimo dois litros de água/sucos/chás por dia
- Evitar banhos quentes e demorados
- Evitar se ensaboar demais ou usar buchas, pois contribuem para remover a oleosidade natural da pele
- Usar um bom hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho (ajuda na penetração do creme)
- Para peles oleosas e/ou acneicas, evitar hidratantes comuns no rosto, usar hidrantes adequados para seu tipo de pele
- Os lábios também costumam ressecar muito no inverno, ficando até com rachaduras. É importante usar hidratantes labiais diversas vezes ao dia
- Usar filtro/protetor solar diariamente, pois mesmo durante dias nublados e no inverno estamos expostas à radiação solar
Essas dicas também valem para aqueles que vão viajar para lugares muito frios. Não esqueça de se agasalhar bem e proteger a pele contra os ventos gelados, redobrando a atenção com as extremidades (dedos das mãos e dos pés, orelhas e nariz). Restou alguma dúvida? Entre em contato com a Dra Cínthia!
Dra Cínthia Orasmo Dermatologista
CRM SP 134.438 / RQE 62.645