Manchas e Melasma, principalmente no rosto, causam constrangimento e baixa autoestima. Quantas pessoas você conhece ou já viu com essas manchas?
Geralmente estão tristes e desacreditas nos tratamentos, algumas vezes acabam recorrendo a tratamento ditos como “milagrosos”, piorando ainda mais o melasma.
Hoje eu vou falar com vocês sobre um dos tratamentos, o ácido tranexâmico, que podemos fazer em casos selecionados de Melasma. Mas primeiro vamos entender um pouco mais sobre essa mancha: As manchas do melasma são acastanhadas, irregulares e surgem nas áreas expostas ao sol, são mais frequentes nas mulheres. Inúmeros fatores contribuem para seu surgimento e piora, você pode conferir no meu outro vídeo onde explico mais sobre essa mancha.
O ácido tranexâmico é uma substância inovadora no tratamento do melasma, pois neutraliza uma das vias que levam ao aumento da pigmentação. O ácido tranexâmico melhora muito o melasma, fato este, comprovado por inúmeros trabalhos científicos e na nossa prática do dia-a-dia.
No entanto por ser um remédio, existem riscos associados à sua utilização. Farei um questionário sobre sua vida, sua história de doenças anteriores, inclusive de seus familiares, além da coleta de exames específicos antes de passar essa medicação a você. Pois quero muito que você se livre das manchas que tanto a incomodam, mas precisamos pensar no seu bem-estar em primeiro lugar, certo? São usados alguns comprimidos por dia por períodos de 3 a 6 meses, somente! Mesmo nas pacientes que não tenham contraindicação ao seu uso.
É um tratamento de curto período para ajudar no clareamento das manchas. Mas, se você acha que usar só o ácido tranexâmico, sem usar cremes clareadores ou protetores solares já resolve as manchas, você está bem enganada! Ele faz parte de um arsenal de tratamentos, e sozinho não faz milagre. Uma vez a melhorada a pigmentação das células da pele, é possível fazer os procedimentos para retirar o pigmento acumulado.
O laser NdYag de comprimento de onda 1064 Q Switched, é específico para o tratamento dessa mancha. Outras opções de tratamento são os peelings químicos superficiais e Microagulhamento com drug delivery. Com tudo isso conseguimos melhorar o melasma e sua autoestima também.
Mancha mais clara, mais animo, mais valorização e caminho para uma vida mais plena. Gostou do vídeo? Então curta, compartilhe e vamos juntos levar informação de qualidade e a tds! Inscreva-se no meu canal e fique por dentro das novidades!
Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se no meu Canal do Youtube Dermatologia Descomplicada e assista o vídeo completo!
Dra Cínthia Orasmo Dermatologista
CRM SP 134.438 / RQE 62.645