Qual é a relação da Nutrição com a Pele?
A alimentação balanceada fornece proteínas, vitaminas, antioxidantes naturais que serão usados para nutrir todo organismo, inclusive a pele. Uma pele desidratada, sem vida ou muito oleosa, com acne, são reflexo de descuido, não só com os tratamentos cosméticos, mas também com a alimentação.
Quais alimentos são necessários para uma pele saudável?
Como já sabemos, mas muitas vezes é difícil resistir, alimentos compostos por carboidratos simples (farinhas refinadas), açúcar branco, frituras, gorduras trans, alimentos embutidos (ricos em sódio), fastfood são os maiores inimigos da saúde do seu corpo e da sua pele. Esses alimentos aumentam a quantidade de radicais livres e com isso aceleram o processo de envelhecimento, pioram oleosidade da pele e podem piorar a acne.
Quais substancias devem ser consumidas para manter uma pele bonita para o verão (também o ano inteiro)?
– Vitamina A (retinol/betacaroteno) são antioxidantes naturais, previnem o envelhecimento, ajudam a renovação das células, dão maior elasticidade e brilho à pele. As melhores fontes de Vitamina A são legumes e frutas de cores vibrantes (vermelho, laranja), e também fígado, manteiga, leite, gema de ovos, sardinha, queijos gordurosos.
– Vitamina C é um excelente antioxidante, protege a pele dos danos solares, melhora a cicatrização e ainda ajuda na produção de colágeno, com consequente melhora da firmeza da pele. É preciso consumir alimentos com vitamina C diariamente, pois os “estoques” do corpo são consumidos rapidamente. Podemos encontrar vitamina C em frutas cítricas, tomates, brócolis, pimentões.
– Vitamina E é também um potente antioxidante, atua retardando o envelhecimento. É encontrado no gérmen de trigo, óleos vegetais (amendoim, milho, girassol), nozes, castanha do Pará, abacate, sementes e grãos em geral, além de vegetais de folhas verdes.
– Cobre, um mineral do organismo, é muito importante para manter a elasticidade e firmeza da pele. As fontes de cobre são grão-de-bico, nozes, lentilha, fígado, ostras e carne.
– Ômega 3 é uma gordura boa, sua ingestão de forma adequada, além de proteger de doenças cardiológicas, mantém a hidratação da pele. Também é importante para bom funcionamento do cérebro (concentração, motivação e velocidade de reação). O ômega 3 é encontrado em peixes de águas frias (atum, arenque, bacalhau, salmão, truta), sementes e óleo de linhaça.
Uma alimentação balanceada, associada aos cuidados diários com a pele, higienizando-a, aplicando hidratantes, cremes com ácidos e protetores solares, adequados ao se tipo de pele, são os pilares para manutenção da pele e do corpo saudáveis.
Dra Cínthia Orasmo Dermatologista
CRM SP 134.438 / RQE 62.645