Cuidados com a Pele Masculina, o que devo saber?
Os homens e mulheres tem características anatômicas, musculares, densidade da pele e processo de envelhecimento totalmente diferentes, portanto ao indicar e iniciar tratamentos, toda essa diferença estrutural deve ser levada em conta.
Os hormônios masculinos, em especial a Testosterona, causam mudanças na pele dos homens desde a puberdade até idade adulta. As principais mudanças são aumento na espessura da pele, aumento na densidade de colágeno, presença de maior número de glândulas de sebo e pelos mais densos e espessos do que nas mulheres.
Dessa forma, os cuidados diários de limpeza, fotoproteção e anti-idade nos homens tem algumas diferenças quando comparados ao que é indicado para as mulheres. No geral os homens não se adaptam com produtos que deixam a pele com aspecto brilhoso, esbranquiçado ou “engordurado”.
A oleosidade na pele masculina é um maior do que na feminina, isso se deve a presença dos hormônios masculinos (andrógenos, como a Testosterona), pois estimulam o aumento do número das glândulas sebáceas (sebo), além de aumentar a produção de sebo por elas, principalmente no rosto e tronco. Assim a pele se torna mais oleosa, poros ficam mais abertos e há maior incidência de acne/espinhas. A acne nos homens tende a ser mais intensa e duradoura, além de evoluir com mais cicatrizes, se não tratada (Saiba mais em: https://suadermatologista.com.br/cravos-espinhas-acne/).
A espessura da pele dos homens é cerca e 25% maior do que nas mulheres, além disso a quantidade de colágeno é maior. Isso é uma ótima vantagem em termos de envelhecimento, pois a pele masculina tem menor tendência a flacidez. A musculatura da face tende a ser mais forte, com isso surgem rugas mais profundas nos locais de maior movimentação da musculatura facial como na testa e área dos olhos.
Os pelos sãos mais espessos e em maiores quantidades do que nas mulheres, em especial na face e tronco, com isso a ocorrência de Pseudofoliculite de Barba se torna comum. A pseudofolicute da barba, na verdade, se deve aos pelos encravados que surgem neste local, relacionado a espessura dos pelos e ao modo de se barbear, não tendo relação com alergia a lâmina de barbear.
As estrias não são exclusividade das mulheres. No período do “estirão” da puberdade, podem surgir devido a esse crescimento rápido, sendo comuns na região das costas e próximas aos joelhos. Nos jovens e mesmo adultos que iniciam musculação e tem rápido ganho muscular, podem surgir estrias na parte interna dos braços e ombros. Quando há ganho de peso excessivo, as estrias tendem a surgir no abdome, coxas e glúteos. Atualmente existem diversos tratamentos para as estrias, mas dependem do estágio das estrias e do tipo de pele de cada um.
A exposição solar desprotegida e excessiva, aliada a maus hábitos como o tabagismo, proporciona aos homens uma maior chance de desenvolver câncer de pele. O uso adequado de fotoprotetores e hábitos de vida saudável diminuem significativamente esse risco. O suor excessivo (hiperidrose) também pode incomodar mais os homens, mas tem tratamento (Saiba mais em: https://suadermatologista.com.br/sudorese-excessiva-hiperidrose-tratamento/).
Outro problema comum é a Calvície Masculina. O quadro de alopecia androgenética (ou calvície) nos homens pode se iniciar entre 17-23 anos, com uma queda de cabelo gradativa e contínua, persistente e irreversível, pois é determinada pelos genes herdados dos pais. Quando os sinais de queda começam a aparecer entre 25-26 anos tem uma evolução mais lenta e costuma responder melhor ao tratamento (saiba mais em: https://suadermatologista.com.br/queda-cabelo-calvicie/).
As Micoses de unha também são muito frequentes, sendo os fungos os causadores destas e outras micoses. São organismos microscópicos que vivem em ambientes quentes e úmidos, como piscinas, chuveiros. Os fungos penetram na unha, geralmente pela borda livre, através de feridas (visíveis ou não) e podem se proliferar indefinidamente se não tratados (saiba mais em: https://suadermatologista.com.br/unhas-amarelas-quebradicas-micose/).
Dicas de cuidados com a pele masculina:
- Diariamente use filtro solar adequado ao seu tipo de pele, com FPS 30 no mínimo. Os de consistência sérum, no geral, são mais adequados a pele masculina;
- Lave o rosto duas vezes ao dia com sabonete apropriado para sua pele;
- Cuidados ao se barbear:
- Usar água morna, preferencialmente durante o banho.
- Use lâmina de boa qualidade, trocada com frequência.
- Evite passar a lamina várias vezes no mesmo local e tente barbear-se sempre no sentido de crescimento dos pelos, nunca contra eles.
- Utilize espuma de barbear de boa qualidade, não use o sabonete para isso.
- Após fazer a barba aplique uma loção pós-barba, evitando produtos com álcool (se a pele for sensível). Alguns hidratantes leves, com fórmula livre de óleo, também podem ser usados.
- Sempre use calçados em clubes, vestiários ou chuveiros públicos. Enxugue bem os pés ao calçar-se. Use meias de algodão com boa absorção do suor e troque-as diariamente;
- Uma vez ao mês faça o autoexame da pele, cabelos e unhas–> procure imediatamente seu dermatologista se surgirem lesões duvidosas, pintas com crescimento anormal ou formato diferente das demais, ou feridas que não cicatrizam;
- Faça uma consulta com o seu médico dermatologista pelo menos uma vez ao ano.
Hoje em dia os homens buscam tratamentos para melhorar sua aparência e sua saúde, algumas vezes sem uma queixa específica. Após uma avaliação minuciosa o dermatologista deve orientá-lo qual melhor procedimento a ser realizado, sempre mantendo a naturalidade e respeitando as características masculinas, uma vez que as técnicas utilizadas são diferentes em homens e mulheres.
A toxina botulínica deve levar a um resultado bem equilibrado, ou seja, as sobrancelhas devem ser mantidas com formato mais baixo e retificado, dando uma aparência mais natural. Por possuírem músculos faciais mais fortes, os homens necessitam maiores doses de toxina para que haja o relaxamento da musculatura e com isso melhora as rugas de expressão.
No caso de preenchimentos (com ácido hialurônico, hidroxapatita de cácio ou ácido polilático) o padrão facial masculino deve ser mantido, respeitando o formato do rosto de cada indivíduo, além de efetuar tratamentos de boa qualidade, com bons resultados de forma a ficarem naturais, sem feminilizar o rosto masculino. Atualmente existem diferentes técnicas de preenchimento (MD Codes, Pontos sustentação, etc), mas todas têm suas diferenças quando aplicadas em homens ou mulheres. Se você não sabe se toxina ou preenchimento (ou os dois) são mais indicados para seu caso, clique em: https://suadermatologista.com.br/toxina-botulinica-preenchimento/).
Os tratamentos para correção de cicatriz de acne estão entre os mais procurados pelos homens. Deve ser avaliado qual tipo de cicatriz, para então, indicar o tratamento mais eficaz. Existem diversos tratamentos, muitos dos quais podem ser combinados para atingir um melhor resultado, dentre eles a dermoabrasão, peeling superficial, médio ou profundo, lasers, preenchimentos, subcisão e mais recentemente o IPCA®. Para saber mais clique: https://suadermatologista.com.br/inducao-percutanea-colageno-agulhas/).
Restou alguma dúvida? Entre em contato e agende sua consulta!
Dra Cínthia Orasmo Dermatologista
CRM SP 134.438 / RQE 62.645