Sudorese excessiva (Hiperidrose) tem Tratamento!
Você é do tipo de pessoa que fica incomodada com o suor excessivo? Tem a sensação que nenhum desodorante é suficiente para conter a transpiração? Pois bem, fique calmo, sabia que não está sozinho e que esta condição tem tratamento!
A transpiração extrema pode ser embaraçosa, induzir ansiedade e até atrapalhar a vida social de uma pessoa, desde a escolha da profissão, atividades recreativas e de relacionamentos.
O suor é uma condição normal do nosso corpo, tendo a função de regular a temperatura corporal. Na Hiperidrose, ou sudorese excessiva, ocorre transpiração mesmo sem fatores desencadeadores, como o calor, atividades físicas e momentos de raiva ou medo devido ao hiperfuncionamento das glândulas de suor. Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas, desde axilas, palmas das mãos, rosto, cabeça, solas dos pés e virilhas.
Existem dois tipos de hiperidrose, primária e secundária. A secundária tem uma doença ou medicação responsável pelo quadro. Já a hiperidrose primária é aquela que inicia da infância até adulto jovem, com histórico de familiares acometidos. Dados recentes sobre a hiperidrose primária focal, tipo mais comum, afeta de 2-3% da população, no entanto, menos de 40% dos pacientes com essa condição consultam um médico. Se você se encontra nesta estatística, está na hora de mudar sua vida e agendar sua consulta!
Atualmente há diversos tratamentos disponíveis, desde antiperspirantes (cloreto de alumínio), medicamentos como ansiolíticos ou anticolinérgicos (oxibutinina), iontoforese, aplicação de toxina botulínica (saiba mais em: https://suadermatologista.com.br/duvidas-toxina-botulinica/), liposucção e até, em alguns casos, a cirurgia do gânglio nervoso (simpatectomia torácica). Dentre as opções de procedimentos, certamente a toxina botulínica é o mais simples e rápido, sem riscos ou efeitos colaterais importantes, bloqueando temporariamente os nervos que estimulam a sudorese. Para tal, cada caso deve ser avaliado de forma individualizada e os tratamentos discutidos da melhor forma entre médico e paciente.
Para mudar a forma de ver seu mundo é preciso tentar. Procure um médico dermatologista credenciado da SBD e agende sua consulta!
Dra Cínthia Orasmo Dermatologista
CRM SP 134.438 / RQE 62.645