Biopsia
A Biópsia é um procedimento cirúrgico de baixo risco e com poucas complicações, no qual o médico retira uma amostra da pele que será analisada posteriormente por um médico patologista (exame anatomopatológico). O resultado da análise ajuda a concluir um diagnóstico feito pelo médico responsável. A biópsia pode diagnosticar desde doenças inofensivas, como verrugas ou cistos, até as mais preocupantes, como o câncer.
A decisão de realizar uma biópsia pode ser tomada quando, por meio do exame visual ou com algum equipamento de imagem (um dermatoscópio, por exemplo), o médico perceber uma alteração significativa.
Crioterapia
Criocirurgia, também conhecida como crioterapia, é um processo terapêutico baseado no ,b>tratamento de lesões pelo frio. O resfriamento rápido e intenso da pele provoca inúmeras alterações e a destruição das células. Vários agentes podem ser utilizados para conseguir o resfriamento abrupto da pele, sendo que o mais comum é o nitrogênio líquido na temperatura de -196 ºC. É um método seguro, limpo, rápido e altamente eficaz, quando indicado e utilizado corretamente.
Curetagem
A Curetagem é um procedimento de remoção da lesão através de raspagem, feita com um instrumento chamado cureta. É necessária a utilização de anestesia local e o procedimento é ideal para lesões superficiais, sem haver a necessidade de pontos.
A curetagem pode ser complementada com a eletrocirurgia, que consiste na aplicação de um bisturi de alta frequência, logo em seguida, com o objetivo de parar o sangramento. É válido destacar que a eletrocirurgia também pode ser realizada separadamente da curetagem.
É um procedimento simples, eficaz, de rápida execução e fácil cicatrização.
Remoção de Pintas
As pintas, chamadas cientificamente de nevos, podem ser marquinhas charmosas, mas também podem ser lesões graves que devem ser retiradas.
Estudos demonstram que a maior parte das pintas são benignas, não trazendo nenhum risco à saúde, e, portanto, sem necessidade de remoção. Porém, é muito importante procurar um especialista, no caso um dermatologista, para avaliá-las.
Elas podem ser de diferentes tamanhos, totalmente planas ou apresentar uma pequena saliência, ter tons parecidos com o da própria pele ou mais escurecidos. O surgimento da maioria dos nevos está relacionado à predisposição individual, mas pode ser agravado pelo processo de envelhecimento e por conta da exposição solar.
Shaving e Eletrocoagulação
É um procedimento no qual a lesão é removida com uma lâmina de bisturi ou tesoura fina. A incisão é feita paralelamente à pele, de forma semelhante ao ato de barbear (shaving). É necessária a utilização de anestesia local e o procedimento é ideal para lesões que se elevam acima da superfície da pele. Não há necessidade de pontos,u já que o corte não é profundo e o processo de cicatrização é rápido.
Geralmente, o shaving é complementado com a eletrocirurgia, aplicação de um bisturi de alta frequência, logo em seguida, com o objetivo de parar o sangramento. A cicatrização ocorre dentro de alguns dias dependendo do tamanho da lesão. É válido destacar que a eletrocirurgia também pode ser realizada separadamente do shaving.
É um procedimento simples, eficaz, de rápida execução e fácil cicatrização. Utilizado para retirada de lesões superficiais, particularmente, nevos (pintas), acrocórdons ou queratoses seborreicas.