VITILIGO, o que é e como TRATAR?
Existem diversas opções de tratamento do Vitiligo ! Mas antes de conhecer quais opções, vamos saber um pouco mais sobre ele?
O Vitiligo se manifesta como manchas brancas na pele, ou seja, perde-se a pigmentação normal da pele nas regiões afetadas pela doença. Podem surgir manchas de qualquer tamanho, em qualquer lugar do corpo.
Quando atinge áreas com pelos ou cabelos, estes também ficam brancos.
É mais comum surgir em pessoas com histórico familiar de Vitiligo, pois um dos fatores relacionados a essas manchas é o componente familiar (genético).
Por ser uma doença autoimune (como se o organismo não reconhecesse os pigmentos da pele, chamado de melanina, e os destruíssem) pode ocorrer em pessoas com outras doenças de imunidade, como Tireoide Hashimoto.
No geral é uma doença que não apresenta sintomas, o maior problema está relacionado a baixa autoestima e tristeza que as manchas podem causar.
O diagnóstico é feito pelo Dermatologista após avaliação da pele e podem ser solicitados exames de sangue para avaliação da tireoide e a dosagem de algumas vitaminas (entre outros, caso necessário).
Quanto ao tratamento, este é individual e depende da estabilidade da doença e da área que ela abrange. Mas o uso tratamentos associados leva a uma maior chance de voltar a pigmentação na área esbranquiçada.
Cremes/pomadas de corticódes, ou de imunossupressores (tacrolimus ou pimecrolimus) são a base do tratamento nos casos de Vitiligo mais localizado. Nesses casos também podemos usar um laser, chamado Excimer, porém são necessárias várias sessões para estimular a pigmentação.
Em alguns casos é considerada a cirurgia de Transplante de Melanócitos. São utilizadas naqueles casos de doença estável e com manchas de pequeno tamanho. O médico colhe material de uma área de pele normal chamada doadora (com melanócitos, células de pigmentação, saudáveis) e implanta na área receptora (com vitiligo).
Para Vitiligo mais extenso pode ser indicada a Fototerapia. Nela o paciente entra nas cabines com raios UVA e/ou UVB e tem uma exposição controlada para ajudar a estimular a pigmentação nas manchas brancas.
Não existe cura para o vitiligo, contudo os tratamentos ajudam a recuperar a cor perdida. A doença é crônica e não há como prever a evolução de cada paciente. Por isso é muito importante manter um seguimento com sua Dermatologista.
Lembre-se que apesar da luz solar ajudar a voltar a pigmentação desses manchas, deve-se fazer uma exposição solar controlada, pois é uma região que não tem defesa contra o sol e deve ser protegida com roupas adequadas e filtro solar para que não sofra queimaduras.
Quer saber mais?
Inscreva-se no meu Canal do Youtube Dermatologia Descomplicada e assista o vídeo completo!
Dra Cínthia Orasmo Dermatologista
CRM SP 134.438 / RQE 62.645